Cirurgia íntima

CIRURGIA ÍNTIMA OU NINFOPLASTIA

Entrevista Dr. Ângelo Rebelo – Falando sobre cirurgia íntima

Indicada para a correção de alterações da estética vaginal e da região pubiana.

Pode ser indicada tanto por alterações estéticas como funcionais dos pequenos, quanto dos grandes lábios.

PERGUNTAS FREQUENTES:

Qual anestesia é usada? Geralmente esta cirurgia é feita sob anestesia local, com ou sem sedação. A sedação significa que o paciente vai permanecer durante a operação, em um estado muito semelhante ao que se encontra quando está dormindo. Logo após o término da operação já estará acordado e consciente. Lembramos que o tipo de anestesia será escolhido conforme a necessidade de cada caso e em alguns casos poderá ser realizada anestesia geral ou a peridural.

Quanto tempo dura a cirurgia? A duração é de uma hora, aproximadamente.

Qual o tempo de internação? Não é necessário internação, a alta é no mesmo dia da cirurgia. O retorno ao trabalho poderá ser depois de 3 a 5 dias.

Existem cicatrizes? Toda cirurgia em que existem cortes deixa cicatriz. Porém, a cicatriz nos pequenos lábios vaginais fica pouco perceptível, devido à localização delas e do tipo de pele local.

Quando serão retirados pontos?

A sutura é feita com fios absorvíveis, ou seja, não precisa tirar os pontos, pois eles são absorvidos pelo próprio organismo.

Existe o risco de perder a sensibilidade? A sensibilidade dos pequenos lábios vaginais pode ficar alterada transitoriamente. Já a sensibilidade do clitóris, responsável pela maior parte da sensibilidade sexual, não é alterada visto que em nenhum momento da cirurgia há manipulação do clitóris.

Existe algum risco de ter problemas no parto? As cirurgias da intimidade em nada alteram uma possível gravidez ou parto.

Quando é alcançado o resultado definitivo? Depois de 30 dias já se obtém 80% do resultado. No entanto, o resultado definitivo da ninfoplastia será alcançado depois de 12 meses, como em qualquer cirurgia plástica.

Quando poderei fazer exercícios físicos? O retorno às atividades físicas poderá ocorrer depois de um mês da cirurgia, com atividades menos intensas e progressão gradual até os grandes esforços.

Depois de quanto tempo da ninfoplastia poderei ter relações sexuais? As relações sexuais deverão ser evitadas por pelo menos 30 dias, devendo-se aguardar liberação médica para início das relações.

O pós-operatório da cirurgia é doloroso? Em geral não, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange ao repouso, à abstinência de atos sexuais e demais cuidados nos primeiros dias.

Há perigo nesta operação? Raramente tal cirurgia sofre complicações sérias. Isto se deve ao fato de se preparar devidamente cada paciente, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia, simultaneamente a outras. O perigo não é maior ou menor do que de qualquer outra intervenção cirúrgica.

Quando tomarei banho completo? Geralmente, após 24 horas da cirurgia. Alguns casos poderão determinar cuidados sobre a área operada, sendo então orientada por seu médico.

Quais as possíveis complicações nestas cirurgias? Quando falamos de complicações não significa que elas irão acontecer. Entretanto, temos que ter ciência de que, apesar de todos os esforços, conhecimento e perícia do cirurgião, podem ocorrer complicações que não dependem da atuação do médico.

Assim, além das complicações possíveis de acontecer em todos os atos cirúrgicos (anestésicos e sistêmicos, como infecção, tromboembolismos, choques etc), as possíveis complicações nas cirurgias são:

NECROSE DE PELE: Fumantes, diabéticos, pacientes com lúpus e outras doenças auto imunes e obesos apresentam maior risco de desenvolver necrose da pele nas incisões. Estas condições podem comprometer a circulação sanguínea na área operada e prejudicar o processo de recuperação. Os cirurgiões plásticos podem não recomendar a cirurgia para estas pessoas sem antes controlar a diabetes, a obesidade e o consumo de nicotina.

HEMATOMA: O hematoma é o acumulo de sangue sob a pele e pode ocorrer a partir do dia seguinte à cirurgia. Se não for identificado e tratado pode bloquear a circulação sanguínea. Normalmente é necessária uma intervenção para corrigi-lo.

ROMPIMENTO DA SUTURA (deiscência): As suturas podem romper-se submetidas à tensão e ao esforço durante as primeiras quatro semanas após a cirurgia. A correção exige uma operação para suturar a área afetada.

INFECÇÃO: proliferação bacteriana no foco cirúrgico com reação inflamatória (calor, vermelhidão, inchaço e dor) e formação de pus no local, acompanhado de febre. Ocorre aumento de volume, calor local, rubor (vermelhidão), dor e febre. Geralmente se manifesta entre 3 a 5 dias após a cirurgia. O tratamento consiste em uso de antibióticos.
ASSIMETRIAS: diferenças de tamanho, além da já existente previamente, posto que o corpo humano é, comprovadamente assimétrico.

INSENSIBILIDADE: pode ocorrer a perda ou diminuição de sensibilidade transitória ou permanente no local.