Como é feito o transplante capilar?

Antes de mais nada, é fundamental ressaltar que o paciente pode ficar tranquilo quanto a sua aparência depois do procedimento, pois os resultados obtidos com o transplante capilar são totalmente satisfatórios e natural.

De acordo com estudos feitos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), metade dos homens com até 50 anos de idade podem desenvolver calvície, condição que pode provocar a perda de parte significativa dos cabelos.

Existem diversos fatores que podem levar à queda dos cabelos. O mais comum é chamado de ALOPECIA ANDROGENÉTICA, nesse caso, a queda de cabelo está relacionada a fatores genéticos.

O transplante capilar FUE é um procedimento cirúrgico que consiste na extração de folículos capilares de uma determinada região, chamada de área doadora, e o posterior implante dessas unidades foliculares na área que sofre com a calvície.

Pode parecer complicado, o conceito dessa técnica é bem simples: os folículos removidos da área doadora não sofrem com os efeitos hormonais causados pela Alopecia Androgenética, ou seja, esses folículos não apresentam calvície. Por isso, ao serem transplantados para a região receptora irão se desenvolver normalmente e os cabelos voltarão a crescer normalmente.

A região de onde os folículos são extraídos (área doadora) geralmente é da lateral da cabeça. Ao implantar essas unidades capilares na região calva, os fios irão crescer e durar o mesmo tempo que resistiriam na região que estavam antes, por isso possuem uma longa duração e são chamados de fios definitivos.

Quem pode realizar a cirurgia?

O transplante capilar é indicado para os pacientes de ambos os gêneros e que possuem alopecias de padrão androgenético. Também pode ser realizado em pacientes com algumas doenças que resultam na queda dos cabelos ou em casos de cicatrizes pós-traumáticas.

O folículo capilar

O folículo capilar ou unidade folicular é o verdadeiro responsável pela produção dos fios cabelos, o corpo humano possui cerca de 5 milhões de folículos, dos quais 120 mil estão no couro cabeludo. O folículo é uma estrutura complexa, que proporciona as condições necessárias para que o cabelo cresça e se mantenha por um longo período.

Dessa forma, o transplante capilar nada mais é do que a extração unitária desses folículos e posterior implante em região do couro cabeludo. Assim, são esses que irão sustentar o crescimento de novos fios de cabelos na região que anteriormente sofria com a calvície.

Área doadora

A área doadora no transplante capilar é fundamental. É dessa região que serão retirados os folículos, que irão regenerar a região que está sofrendo com a calvície. Como dito anteriormente, a região doadora das unidades foliculares não sofre com os efeitos da calvície, logo esses cabelos transplantados não irão cair.

Qual o tempo da cirurgia?

A cirurgia de transplante capilar pode durar até 6 horas. O tempo é longo porque todo o processo é feito fio a fio, cuidadosamente para se obter um aspecto mais natural possível.