bichectomia

Bola de Bichat ou corpo adiposo bucal é uma estrutura gordurosa presente na face, na região da bochecha. Essa gordura quando aumentada, pode alterar o formato do rosto, deixando-o arredondado.

A cirurgia para retirar o excesso da Bola de Bichat é chamada de Bichectomia e pode ser feita com anestesia local, com ou sem sedação. A incisão é por dentro da boca, sem cicatrizes aparentes, e o procedimento dura em torno de 40 minutos. Trata-se de uma técnica descrita em 1980, já consolidada mundialmente no meio científico.

PERGUNTAS FREQUENTES:

Qual o tempo de recuperação da Bichectomia? O processo de recuperação é muito semelhante à extração de um dente do siso. O inchaço é variável de indivíduo para indivíduo, mas normalmente dura em torno de uma semana, sendo mais intenso nos 3 primeiros dias. Nessa primeira semana, o ideal é fazer um repouso relativo, evitando esforço físico e exposição ao sol. Não é preciso afastamento do trabalho mais do que 2 a 3 dias, desde que o inchaço não seja um fator comprometedor.

Quais os riscos da Bichectomia? Por ser um procedimento de pequeno porte, os riscos são mínimos. Existem algumas complicações possíveis, como em toda cirurgia (sangramento, infecção etc) e outras mais específicas, mas igualmente raras (lesão de nervo, assimetria e ressecção em excesso).
Se eu emagrecer, essa gordura não some sem eu precisar fazer a cirurgia? A Bola de Bichat é uma das últimas gorduras a serem consumidas pelo organismo. Ela só diminui quando o indivíduo já queimou praticamente todas as outras.

Quando eu envelhecer, meu rosto não vai ficar flácido se eu fizer a Bichectomia? Independentemente da Bola de Bichat, nosso rosto vai ficando flácido com a idade. Alguns estudos mostram que a Bola de Bichat pouco se altera com a idade. Mas, de qualquer forma, há sempre a preocupação em não exagerar na ressecção.
Tenho as bochechas grandes, como saber se a Bichectomia é a solução para mim? Só um médico especializado poderá avaliar e indicar o melhor tratamento para o seu caso. Algumas vezes, a causa de um rosto mais largo pode ser a hipertrofia do músculo masseter e isso também é facilmente tratado através da injeção de toxina botulínica. Um acúmulo de gordura abaixo do queixo (papada) também pode dar um aspecto arredondado à face e o tratamento é a lipoaspiração dessa região. Se houver uma flacidez de pele, o lifting facial deve ser considerado em conjunto com a Bichectomia e outros procedimentos, se necessários.