Algumas vezes sentimos que a aparência do nosso rosto está demonstrando não fazer jus a como nos sentimos, mostrando sinais além do nosso tempo. Mas o que fazer se a cirurgia ainda não é indicada ou não queremos operar?
No processo de envelhecimento facial, ocorre a perda do colágeno e flacidez dos tecidos de sustentação da face, com consequente queda da maçã do rosto, formação do bigode chinês, deslocamento da gordura para baixo, dando aspecto de bulldog e perda do contorno da mandíbula.
Este processo ocorre por volta dos 40 aos 50 anos, onde há uma leve flacidez e é possível melhorar essa queda, através dos fios de sustentação facial.
Os fios de sustentação da face podem ser absorvíveis como os fios de ácido polilático (fio silhouette ou filbloc), os de PDO (polidioxanona como miracu ou mint) ou inabsorvíveis que são os de polipropileno com garrinhas (fio russo). Qualquer um desses fios é biologicamente compatível, não dão rejeição e não migram. Ainda podemos fazer elevação dos tecidos usando a técnica do fio búlgaro.
INDICAÇÕES:
Ptose (queda) da pele do terço médio da face.
Ptose da linha mandibular.
Ptose do supercílio.
Flacidez da pele do pescoço.
Perda do volume malar.
PROCEDIMENTO DO IMPLANTE DO FIO NO ROSTO:
O implante dos fios de sustentação é feito ambulatorialmente com anestesia local, sem necessidade de internação.
Os fios da face ficam alojados na camada de gordura, não causando ondulações na face e nem são visíveis ou palpáveis.
Os pontos de entrada e saída da cânula na pele fecham-se imediatamente.
Em média são colocados 4 a 8 fios na face, dependendo da flacidez. A elevação do tecido flácido é observada de imediato, sendo que o resultado final é alcançado num prazo de 40 a 60 dias que é o período de acomodação dos fios nos tecidos. Todos os fios induzem a formação de colágeno em volta deles.
DURABILIDADE:
Os fios de polipropileno (fio russo) permanecem na face e seu efeito é duradouro, e depende apenas da velocidade de envelhecimento de cada indivíduo. Por outro lado, os fios de ácido polilático (fio silhouette ou filbloc) são degradados em torno de 12 a 18 meses.
CUIDADOS APÓS A COLOCAÇÃO DOS FIOS DE SUSTENTAÇÃO:
O paciente sairá com uma máscara de micropore e terá como objetivo conter a ginástica facial por 48 horas.
Deve-se aplicar gelo no local nas primeiras 12 horas.
Não se expor a calor excessivo.
Não dormir de bruços.
O retorno das atividades habituais se dá em 48 horas.
CONTRA INDICAÇÔES DOS FIOS DE SUSTENTAÇÃO:
Excesso de tecido adiposo na face.
Excesso de pele devido ao envelhecimento avançado.
Pele muito fina com falta de tecido adiposo.